Serralves

O edifício de habitação colectiva localizado na Rua de Serralves consiste na articulação de dois volumes: o pré-existente, antiga Casa do Pinho Leal, e o novo volume que surge a partir dos alinhamentos e cérceas envolventes dominantes.

O novo volume procura não só colmatar a empena vizinha como rematar a malha urbana e os alinhamentos tardoz.
Nesse sentido, o novo edifício, com cinco pisos surge como um volume fragmentado que vai acompanhando os desníveis das alturas vizinhas criando diferentes patamares que se tornam terraços privados para os apartamentos.

A fachada frontal da Casa de Pinho Leal, construção com características do século XIX, será mantida integralmente enquanto a fachada do novo volume apresentará uma linguagem arquitectónica simples e geométrica, com revestimentos em chapa metálica ondulada.

Com sete apartamentos, o edifício de habitação colectiva estrutura-se no seu interior através de uma caixa de escadas e elevador centrais.

Dada a profundidade do edifício propõe-se a criação de pátios interiores que permitam o aumento da luminosidade interna e ventilação natural tornando os espaços internos também habitáveis.
No interior, os apartamentos são constituídos por espaços amplos e luminosos, onde prevalece o conforto adaptado à vivência atual.


Date: 2018 - ongoing

Location: Porto, Portugal

Area: 1711 m2

Program: Housing

Type: Comission

Status: ongoing

Client: Confidential

Architecture: Isabel Vincke, Miki Itabashi, Paula Martins

3D Visualization: Lourenço Barreto