Largo Alberto Pimentel

O projeto consiste na reabilitação de um antigo Palacete do séc. XIX localizado no centro histórico da cidade do Porto e na adaptação do seu uso a 8 apartamentos e dois espaços comerciais.

A complexidade da intervenção prendeu-se com a criação de novos espaços, mais adaptados ao estilo de vida atual sem que se perdesse a identidade e as características originais do edifício.
São as suas pré-existências, esses elementos que o caracterizam que condicionam o desenho e a organização dos espaços.

Tal como acontecia originalmente, que em cada sala havia um teto diferente, uma porta excecional ou uma chaminé em pedra, cada apartamento manteve essa diversidade que tanto caracteriza e enriquece o edifício.
Preservaram-se ainda as fachadas e paredes de meação em alvenaria de pedra; a estrutura dos pisos em travejamento de madeira revestido a soalho maciço; a escadaria central e a estrutura da cobertura em madeira assim como a claraboia central.

Ao percorrer os diversos espaços tornam-se percetíveis as marcas do tempo assim como os traços da nova intervenção. Cada um com o seu lugar respeitando a memória dos seus tempos.


Date: 2015 - 2018

Location: Porto, Portugal

Area: 1.500 m2

Program: Housing, Services

Type: Comission

Status: Built

Client: Confidential

Architecture: Isabel Vincke

Constructor: Invenio engenharia

Photography: João Morgado; Isabel Vincke